Filtro de Daltonismo

Histórico

HISTÓRIA

A história da Etec Juscelino Kubitschek de Oliveira iniciou-se em 26 de junho de 1998 com a instalação da Extensão Diadema da Escola Técnica Estadual Lauro Gomes no prédio da Fundação Florestan Fernandes, na modalidade de classes descentralizadas. Foram implantados três cursos técnicos: Administração, Secretariado e Informática.

No dia 5 de agosto de 1999 a Extensão Diadema migrou para as atuais instalações na Rua Guarani, nº 735, bairro de Serraria.

Desde sua origem a Etec de Diadema vem cumprindo seu papel em trabalhar pela excelência na formação de jovens que pretendem uma carreira futura no mercado de trabalho. Aos poucos foi ganhando corpo e compondo seu processo com grandes realizações. Ainda no período em que era Extensão, as causas sociais, abordadas por meio de campanhas sempre foram marco da atuação da Escola. Campanha de doação de Sangue, Solidariedade, Doação de Alimentos, Mutirão, Eventos e Trabalho de aulas para a Terceira Idade. Essas marcantes atuações trouxeram à então Extensão Diadema o prestígio e a personalidade que ainda hoje possui.

A Etec JK, surgiu devido ao crescimento do município de Diadema, uma cidade industrial, que começou a expandir o seu setor de comércio e serviços e necessitava de mão de obra especializada para atender à demanda do setor. A prefeitura, sabendo da necessidade de formação tecnológica, propôs um convênio com o Centro Paula Souza para implementar classes descentralizadas no município de Diadema.

O Centro Paula Souza estabeleceu como Objetivo Geral a formação de mão de obra especializada para atender à demanda do setor de comércio e serviços do Município de Diadema. O Objetivo Específico foi de o de instalar no Município de Diadema, classes descentralizadas dos Cursos Técnicos de Nível Médio nas Habilitações Profissionais de Informática, Administração e Secretariado.

Em sua carta de justificativa para a implementação das classes descentralizadas em Diadema, o Centro Paula Souza se manifestou com os seguintes considerandos:

  • O      município de Diadema vem se destacando frente ao Estado de São Paulo,      graças ao desenvolvimento econômico, cultural e político ocorrido nas      últimas décadas;
  • O      município de Diadema conta hoje com grande parque industrial basicamente      constituído de pequenas e médias empresas dos mais diversos ramos,      notadamente nas áreas mecano-metalúrgicos, química e plástica;
  • Embora      o município de Diadema tenha como vocação sediar empresas, nos últimos      anos observou-se significativo crescimento do setor de comércio e      serviços;
  • No      entanto, mesmo apresentando esse perfil, é incongruente que o município      não conte com ensino técnico profissionalizante para atender a grande      demanda de jovens e adultos que busca fincar raízes em sua cidade;
  • A      prefeitura municipal tem enviado esforços no sentido de implementar      programas e cursos de qualificação profissional e de alfabetização de      jovens e adultos, no intuito de resgatar os baixos índices de escolaridade      formal da população (em levantamento recente apurou-se que 12% da      população possui nível médio completo e somente 3º terceiro grau);
  • O      CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza é o grande      formador de mão de obra do Estado de São Paulo, concursos modernizados e      preocupado com a formação global objetiva inserção do aluno no novo mercado      competitivo e exigente;
  • A      ETE “Lauro Gomes”, unidade de ensino dos CEETEPS ministra entre      outros, os cursos Processamento de dados, Administração e Secretariado      (cursos solicitados pela Prefeitura, e está situada no município de São      Bernardo do Campo, vizinho à Diadema);
  • A      parceria entre o CEETEPS – ETE “Lauro Gomes” pela Prefeitura      Municipal de Diadema na instalação de classes descentralizadas dos cursos      Técnicos de nível médio coaduna-se com a missão do CEETEPs quanto a      prestação de serviços à comunidade e com as diretrizes da Lei 9394/96,      além de atender a demanda do setor de comércio e serviços do Município de      Diadema.

No dia 08 de agosto de 2007, foi criada a Escola Técnica Estadual de Diadema, por meio do decreto nº 52.044, como unidade de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS.

Celebrando esse novo momento, em 2008 foram abertas três turmas do Ensino Médio.

Nesta ocasião a escola também ganhou nova fachada e, consequentemente, novos alunos e parceiros para vivenciar a então Unidade Escolar.

A Etec de Diadema também criou sua classe descentralizada quando em 2009 através da parceria governo do Estado de São Paulo a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento e o Centro Paula Souza no uso compartilhado dos prédios escolares da rede pública estadual instalou em São Bernardo do Campo uma Extensão da ETEC DIADEMA, E.E. Senador Robert Kennedy. A escola passou a ter na Extensão dos cursos de Logística e Contabilidade. No semestre subsequente foram abertos mais três cursos: Administração, Marketing e Informática para a Internet.

A nossa luta constante foi sempre de buscarmos melhorar não só a qualidade e ampliá-la, mas também trabalhar para potencializar nossa infraestrutura, por isso nossa busca constante e comprometimento em trazer melhorias estruturais para a Etec de Diadema. Foram empreendidas algumas reformas na escola e, aos poucos estamos nos adaptando para um espaço mais apropriado.

Em 13 de julho de 2011 a lei nº 14.488, alterou o nome para Etec Juscelino Kubitschek de Oliveira.