Objetivo: Visita ao Museu do Café e ao Porto de Santos através da Escuna O objetivo desta visita técnica foi proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de conhecer sobre a história e a importância do […]
Objetivo: Visita ao Museu do Café e ao Porto de Santos através da Escuna
O objetivo desta visita técnica foi proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de conhecer sobre a história e a importância do café na vida e principalmente na economia do Brasil.
Tivemos o acompanhamento do setor Educativo do Museu do Café onde foram explanados os seguintes temas: “O Café e o Trabalho; Café e Novas Rotas – Santos e o Porto e a Linha do Tempo da Produção de Café no Brasil, desde a chegada dos grãos ao país até o tempo dos grandes barões e baronesas do café. Além disso, visitamos também o Salão do Pregão onde é composto por uma mesa principal e setenta cadeiras, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café na época.
Vitral do Museu
Alunos visitando o Salão do Pregão – Museu do Café
Visitando a parte superior do Museu do Café, os alunos dos cursos de Logística e Administração.
Algumas mudas de Café – Museu do Café
Alunos visitando o Salão do Pregão com a explicação do monitor do Museu do Café e acompanhados pela professora Cláudia
Para realizarmos a visita no Porto de Santos, optamos pela empresa Turismo no Mar – Escuna Tamburutaca.
O embarque é realizado na Ponte Edgar Perdigão.
Começamos esta nova parte da visita técnica proporcionando aos alunos a história do Porto de Santos e sua importância nos dias atuais. História essa já apresentada no Museu do Café.
Comandante Alcides, aluno Alexandre
Curso de Logística e professor Fernando
Em seguida tivemos a oportunidade de apreciar a logística do carregamento de grãos especificamente a soja e açúcar onde o Comandante da Escuna nos explicou com detalhes como é feito este processo.
Com esta visita técnica tivemos a oportunidade de conhecer a história do Museu do Café, bem como onde eram realizados os pregões no edifico da Bolsa de Café até a década de 1950 e sua importância na economia brasileira.
Aprimorar o conhecimento dos alunos sobre a importância do Porto de Santos, como são efetuados os carregamentos de diversos produtos, a logística e o armazenamento dos containers, integrando os alunos a real estrutura física do Porto
de Santos, bem como os processos envolvidos no carregamento e descarregamento das cargas nos navios, apresentando também o processo de atracar e zarpar dos navios, processo esse auxiliado pelo Pratico.
O prático é um profissional habilitado pela Marinha e que possui o conhecimento das águas em que atua, com especial habilidade na condução de embarcações, devendo estar perfeitamente atualizado com dados sobre profundidade e geografia do local, o clima e as informações do tráfego de embarcações. É também o responsável pelo controle e direcionamento dos rumos de uma embarcação próxima à costa.